Espetáculos em Repertório

O circo é o lugar de realizar proezas. Espetáculos de alegria, força, superação, magia, humor, beleza e coragem.

Deixe-se envolver pelos nossos espetáculos de circo-teatro que podem abrilhantar diversos tipos de eventos:

  • Festas de aniversários (infantis, juvenis e adultos)
  • Eventos em escolas e empresas
  • Congressos e seminários
Atualmente a Trupe Circus mantém alguns espetáculos em repertório: CIRCO SCIENCE – Do Mangue ao Picadeiro, NORDESTINADOS IN CIRCUS, QUE PALHAÇADA É ESSA?, VIDAS ENTRECRUZADAS NO PIDACADEIRO, Sonho do Circo, Divercircus, Um dia de Circo na Praia – Uma aventura inusitada, CircoLúdico, Nós Temos Tudo a Ver com Isso –  Combate à Dengue, Educação Fiscal na SEFAZ Círculos que Não se Fecham…Fragmentos, que também podem ser apresentados em teatros, auditórios, quadras e em nossa sede que comporta 250 espectadores/as.

Circo Science – Do Mangue ao Picadeiro –

O espetáculo é uma homenagem a esse grande ícone da cultura pop pernambucana que foi Chico Science, que sempre teve um elo com a cultura jovem das periferias da cidade de Recife, transformando o picadeiro numa “manguetown circense”, porque como dizia Chico Science: “Posso sair daqui pra me organizar, posso sair daqui pra desorganizar”.

É também uma ode ao Movimento Manque Beat que marcou a cena musical e cultural de Recife e Pernambuco e cravou na história do nosso país um dos movimentos mais potentes que produzimos, levando para o mundo o que sempre tivemos de mais forte: nossa identidade cultural. E trazemos essa discussão 30 anos depois: como está o Movimento Mangue, como estão as juventudes negras das periferias do Recife? O que levamos dos morros, das favelas, para o centro? O que essas juventudes tem para mostrar? Como estão nossos manguezais? Como está o ecossistema propagado pelo manguebeat?

Então é um espetáculo que traz também essa discussão sobre o meio ambiente, que é impossível não falarmos quando trazemos à tona a importância de pensarmos como estamos tratando nosso planeta, qual a nossa responsabilidade com essa questão?

Então, através das músicas, revisitadas numa pegada remixada, mostramos o que esses jovens fazem, quais suas potências, quais suas formas de expressão na moda, na dança, na música, nos movimentos periféricos, tudo de forma pulsante, criativa e inovadora, através das artes circenses, viva e mágica como sempre foi e será!

Nordestinados In Circus –

É um espetáculo inspirado na nossa força nordestina, força essa que também existe no circo, assim temos uma força duplamente qualificada. Utilizamos o nome Nordestinados, embora ele seja carregado de preconceito, por que para muitos é um termo pejorativo, do nordestino que é sacrificado, que sofre com as dores e agruras das necessidades de um povo carente.

Mas, para nós, da Trupe Circus – da Escola Pernambucana de Circo – SOMOS NORDESTINADOS, mas não somos somente sofredores, pelo contrário, queremos mostrar que os preconceitos que geram essas discrepâncias regionais ao mesmo tempo que traz uma questão relacionada à desvalorização do povo nordestino, como um povo sofrido, também afirma a altivez e coragem de um povo, mesmo que doído, mas dono do seu destino.

Patativa do Assaré dizia: “Nordestinos sim, Nordestinados não”. Queria o poeta, com sua maestria resistir ao preconceito contra o povo do Nordeste, desse Brasil multicultural. Mas hoje, nós em Nordestinados In Circus, queremos ressignificar este termo mostrando através dos diversos números circenses, a alegria de nossas músicas, a beleza faceira no malemolejo das nossas danças, a riqueza de nossas tradições culturais, a idiossincrasia de nossa fala, visse? De nossos cheiros de terra e de fulô, a delícia de nossas comidas, e, assim brincando, fazendo circo, somos circenses nordestinos e nordestinados, sim senhor, com muita alegria, muito orgulho e muita história boa pra mostrar e contar.

Que Palhaçada é Essa? –

O espetáculo é uma grande brincadeira que agrada de crianças a adultos, dos 0 aos 100 anos. Mas também é uma crítica à chacota e à forma pejorativa que desde muito tempo se usa a palavra e a imagem do palhaço e da palhaçada para diversos fins, menos à verdadeira essência do palhaço e daquilo que ele faz, ou seja, da palhaçada verdadeira e boa pra encantar e fazer rir – que é um ato revolucionário!

E se tem uma coisa que o palhaço mais gosta é de ver uma pessoa feliz com o que ele apronta, só pra isso: ver uma criança, um adulto, um idoso, somente SORRIR! E não tem profissão mais difícil do que essa, por que uma coisa complicada é fazer graça quando não se tem graça e não fazer o público achar graça naquilo que o palhaço nasceu pra fazer. Graça! E como diz o palhaço: ninguém faz graça de graça, tem que amar muito o que faz, tem que ter algo mágico e encantador, tem que ter amor no coração!

 

 

Vidas Entrecruzadas no Picadeiro – 

O espetáculo “Vidas Entrecruzadas no Picadeiro”, faz parte da pesquisa da Trupe Circus para montagem de números tradicionais circenses, junto com dois Circos itinerantes, o Circo Alves e o Circo Disney. A emoção envolve o corpo, atingindo-o e provocando certos comportamentos, mesmo que não o sejam percebidos externamente. E quando experimentamos uma emoção, o que sentimos organicamente são processos que envolvem movimentos do/ou dentro do corpo, e foi isso que vivemos. Uma experiencia de dentro (emoção) para fora (o corpo).

E foi isso que fizemos no processo dessa pesquisa e montagem do espetáculo: compreender os processos de criação dos circenses itinerantes de lona e com eles aprender e trocar experiências de vida vivida nos palcos e picadeiros.

E assim, essa pesquisa/espetáculo nos possibilitou vivenciar essa experiência – do passado com os circenses itinerantes/tradicionais de lona ensinando seus conhecimentos para os jovens artistas da Trupe Circus, e nessa junção de gerações, vivenciando o presente e construindo o futuro é que surge como culminância da Pesquisa o espetáculo “Vidas Entrecruzadas no Picadeiro”, com números de tirar o folego como o Giro da Morte, Passeio Aéreo, Força Capilar, Laço e Chicote.

Agora estamos aqui, mostrando o que aprendemos e apreendemos, tanto das artes circenses, quanto da vida! Essa vida que é hoje, porque foi ontem e será amanhã e até quando tivermos a oportunidade de estarmos aqui, junto daqueles que a nós importa mais que tudo: O Público! Pois então, sejam bem vindas, bem vindos e bem vindes e nos dê o prazer de mostrarmos aquilo que melhor sabemos fazer … Lhe agradar!

 

Sonho do Circo – 

A trama desenrola-se por meio das figuras de dois palhaços, Amei e Supisco, que, em visita ao circo, de forma desastrosa, acabam se tornando os mestres de cerimônias da encenação. Tudo acontece quando eles percebem que não é simples e fácil encantar a plateia e, a partir daí, decidem buscar nos artistas circenses as habilidades mágicas desta arte para que possam retomar o encanto e a magia que ambos possuem.

 

Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada –

Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada conta as aventuras das palhaças Carambola e Amei lutando por um lugar ao sol em uma praia bastante movimentada. Empenhadas em um sonho antigo de conhecer de perto o litoral, elas empreendem uma verdadeira jornada para desfrutar do sossego proporcionado pelo mar.

Divercircus –

Espetáculo criado neste ano com números variados que atingiu um público de 2.500 pessoas em ações como a Colônia de Férias do Shopping Boa Vista, a Mostra Camarotti de Teatro do Sesc Santo Amaro, além de atender diversas escolas na sede da EPC

 

Circus Lúdico –

Espetáculo apresentado para 1.500 estudantes das escolas públicas parceiras da Escola de Circo de Londrina (PR) e no FESTICIRCO – Festival de Circo Social da Villa El Salvador no Peru. Neste país, a Trupe foi recebida com muita comoção por mais de 2.000 “hermanos” que estiveram junto conosco nas escolas, teatro e cortejo pela cidade.