CURSO DE INICIAÇÃO ÀS ARTES CÊNICAS SEGUE A TODO VAPOR!

EPC - CURSO DE INICIAÇÃO ÀS ARTES CÊNICAS SEGUE A TODO VAPOR!Já chegamos à nona turma e estamos felizes demais por isso. O Curso de Iniciação às Artes Cênicas, que promove – de forma gratuita – a iniciação de jovens e adultos (dos 16 aos 29 anos) em diversas modalidades circenses, está sendo realizado, em 2015, a partir do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte (MINC) e o seu conteúdo programático está voltado para as Acrobacias Aéreas (trapézio, tecido e lira) e Acrobacias de Solo (pirâmide humana, adágio/mão a mão, mini-tramp e pista acrobática).

Dezoito jovens estão em formação todas as terças, quartas e quintas e, em depoimentos, alguns deles mostraram compreender muito bem a essência da Pedagogia do Circo Social – nosso guia nas ações artísticas e pedagógicas da EPC – e falas como esta de Taciana Farias, educanda do curso, nos enche de alegria: “Fazer parte dessa escola é algo grandioso, que definitivamente mudou minha forma de pensar a agir com relação ao próximo. Técnicas do que se aprende nas modalidades qualquer escola pode ter, mas a magia, o empenho dos educadores com os alunos, a união e o sentimento de fraternidade você só encontra na EPC. Um sentimento muito presente é o amor ao próximo, o de cuidar, de se preocupar, de saber se está bem… coisas simples que nós seres humanos esquecemos durante o dia a dia.”

Andreza Pereira, outra educanda do curso, falou de como as aulas de circo tem possibilitado o seu crescimento, em campos que são ampliados a partir do aprimoramento estético e artístico: “A cada dia que passa o meu entusiasmo só aumenta, o EPC só me proporcionou o crescimento pessoal, inclusive o aumento da autoestima. Com os treinos e dicas dos educadores, adquiri conhecimento corporal e isso tem me ajudado dentro e fora do espaço”.

Assim seguimos. Essa turma tem previsão de término na segunda quinzena de junho e maiores informações sobre a seleção que formará um novo grupo só serão dadas no final do próximo mês.