TERMINAR O ANO ASSIM É BOM DEMAIS!!!

Fim de ano na EPC

A Escola Pernambucana de Circo surgiu em Recife pela ação de um grupo de artistas e educadores sociais no ano de 1996. Tendo como missão promover, por intermédio das artes – especificamente o circo –, a inclusão de crianças, adolescentes e jovens das classes populares fortalecendo suas identidades culturais, o vínculo social e os valores da cidadania, a EPC sempre teve como premissa a Pedagogia do Circo Social, nosso timoneiro desde lá até os dias atuais. O que nos orienta, para melhor dizer, não é a obrigatoriedade que um/a educando/da nosso/a se transforme em um artista circense. O importante que ela/ele reconheça, a partir dos elementos burilados pelo e com o circo, a consciência de sua potencialidade para ser artista ou o que de mais ela quiser. Aqui, a/o educanda/do sabe – integralmente – que se pode SER!

O que vimos no último sábado? Crianças, adolescentes e toda uma equipe vibrando juntos e tecendo um espetáculo que nos encantava minuto a minuto, quer pelas formas que alegorizamos as quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), quer pelo exercício de encarar o risco e a superação como quem brinca. E se brinca sim! Vivemos aquele momento e até reconhecemos o peso de encarar os elementos trazidos pelo circo – já suficientes – porque no tempo que estiveram no palco crianças e adolescentes praticamente se divertiram, se confraternizaram. E foi lindo de ver.

Com a culminância, a Escola Pernambucana de Circo dá uma pausa nas suas atividades pedagógicas e entra numa semana de planejamento e avaliação. Todavia, em cada canto desta parede – onde diariamente dorme e acorda o nosso sonho – vemos ainda o sorriso, os saltos e os voos de cada criança e adolescente que passaram o ano de 2014 conosco. No que somos gratos. Muito gratos.

Em nossa página no facebook (facebook.com/escolapecirco) você encontrará mais registros fotográficos deste momento inesquecível. Passa lá, curte, comenta e compartilhe este sonho.

Fim de ano na EPC