Espetáculos – Um dia de Circo na Praia – Uma aventura inusitada

Sinopse

Um dia de Circo na Praia – Uma aventura inusitada – 2014

Imagem - Um Dia de Circo na Praia
Espetáculo: Um dia de Circo na Praia – Uma aventura inusitada. Foto por Luiz Filho

Com patrocínio do Funcultura, por meio de projeto aprovado pela Comissão Deliberativa da instituição, a Escola Pernambucana de Circo apresentou, em 2018, o espetáculo em repertório “Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada”.  A turnê passou pelas cidades de João Pessoa, Natal e Aracaju, durante os meses de abril e maio.

Um Dia de Circo na Praia – Uma Aventura Inusitada conta as aventuras das palhaças Carambola e Amei lutando por um lugar ao sol em uma praia bastante movimentada. Empenhadas em um sonho antigo de conhecer de perto o litoral, elas empreendem uma verdadeira jornada para desfrutar do sossego proporcionado pelo mar. A consumação do sonho antigo, entretanto, encontra desafios tão logo chegam à agitada avenida que separa a ansiedade do primeiro mergulho.  Obstáculos divertidos e diversos, a luta por espaço para um dia de veraneio e outras situações inusitadas dão o tom deste espetáculo leve, que não deixa de abordar, contudo, as relações engendradas pelo caos urbano. Carambola e Amei interpretam, bem ao modo dos palhaços, esta realidade. Resultado: diversão na certa.

Esta, entretanto, não é a primeira montagem do espetáculo. A primeira apresentação foi na cidade de Toledo/Paraná, em 2015, por intermédio da programação do VIII Mostra de Circo e I Festival de Circo Social de Toledo, onde realizamos nossa estreia, sendo a primeira vez que um projeto artístico da Trupe inicia sua trajetória noutro estado.

Um dia de Circo na Praia – Uma aventura inusitada continua e aprofunda a pesquisa da Trupe Circus sobre a dramaturgia contemporânea de espetáculos de artes circenses. Sendo a praia o vetor da montagem, buscamos trazer elementos e números de circo soprados e inspirados deste lugar. Assim, temos: malabares realizados com cones de trânsito, bolas de futebol e com os chapéus normalmente vendidos na orla; acrobacias de solo que revigoram as brincadeiras que comumente realizamos na areia e dentro d’água e muito mais novidades.

Um dia de Circo na Praia – Uma aventura inusitada tem roteiro da Trupe Circus e direção geral de Fátima Pontes. Abaixo, segue a equipe da encenação.

Ficha Técnica:

Roteiro: Trupe Circus e Fátima Pontes.
Direção: Fátima Pontes.
Assistência de Direção: Ronaldo Aguiar e Anne Gomes.
Preparação Técnica Circense de Acrobacia: Alexandre Santos.
Figurino: Fátima Pontes e Trupe Circus.
Cenário e Adereços: Trupe Circus e Fátima Pontes.
Sonoplastia/Concepção: Trupe Circus, Fátima Pontes e Blau Lima.
Execução de Sonoplastia: Blau Lima.
Contra Regragem: Fátima Pontes.
Elenco: Anne Gomes, Bruno Luna, Hammai de Assis Vieira, Ariel Assis, Ítalo Feitosa, Maria karolina, Pablo Carlos e atriz convidada Paula de Tássia como Carambola
Fotografias: Luiz Filho (Lulinha) e Dado Guerra.

 

Por onde passamos:

  • Aldeia Yapoatan — III Mostra de Artes em Jaboatão dos Guararapes, setembro/2015.
  • 25° Festival de Inverno de Garanhuns, julho/2015.
  • VIII Mostra de Circo e I Festival de Circo Social de Toledo/Paraná. Fomos vistos por um público de 1.200 pessoas que lotaram Teatro Municipal da cidade, no encerramento deste importante Festival. (outubro/2014).
  • Festival Multicultural de Abreu e Lima, setembro/2014.
  • Caminhada pela Saúde, do Hospital Santa Joana, novembro/2014.
  • Teatro Luiz Mendonça – Parque Dona Lindu, Recife

Imagens: