EPC REALIZA REUNIÃO COM FAMILIARES. E FOI TUDO DE BOM!

Reunião de pais na EPC

Na última segunda-feira realizamos mais um encontro com mães, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes matriculados/das na EPC. Base da nossa pedagogia – a compreensão que educar integralmente é perceber o/a educando/da em todas as suas redes de relações – a reunião com os familiares é o coroamento de um contato que se dá diariamente. É sempre um esforço de síntese e, mais ainda, de realizarmos uma escuta atenta e ampliar ainda mais os sentidos de um caminho de educação que acreditamos. Neste dia 20, o foco era a questão das regras e limites, algo que parece ser o ponto nevrálgico nas discussões entre pais e filhos: por que estou dando limites? Por que eu estou recebendo limites? Limite é ruim? Se não é, por que é bom?

Para nos ajudar no aprofundamento destes tópicos e, também, a observar e compreender a teia de leituras e significados que se enreda a partir dos ‘limites’ e ‘regras’, convidamos a psicóloga – e uma das gestoras do Espaço Gerar – Patrícia Mello. Patrícia veio para ficar em torno de uma hora. Ficou duas horas e meia, tal foi a importância dada pelos participantes ao tema. Sem cairmos na armadilha da palestra, desde sempre intentávamos uma conversa franca e aprofundada sobre as responsabilidades de todos e todas na percepção e entendimento dos limites, o encontro foi avaliado como excelente, bastante proveitoso e propiciador de múltiplas possibilidades de compreensão. De si e do outro.

Muitos trouxeram retornos positivos no que tange a participação dos seus filhos e filhas na EPC. São perceptíveis, segundo os pais e mães, avanços no que diz respeito à autonomia, segurança e autoestima, paciência, capacidade crítica e argumentativa e, até, uma posição esclarecida quanto aos elementos diferenciadores da educação formal e das práticas realizadas na EPC, centradas na pedagogia do Circo Social.

Se você quiser saber mais sobre o trabalho desenvolvido por Patrícia Mello e pelo Espaço Gerar é só visitar o site www.gerararteterapiaebemestar.com ou ligar para o (81) 3268-1749.

Reunião de pais na EPC
É a possibilidade deste sorriso que nos faz caminhar. Sempre!