Escola Pernambucana de Circo

Histórico

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”
Paulo Freire

A Escola Pernambucana de Circo (EPC) surgiu em Recife pela ação de um grupo de artistas e educadores sociais no ano de 1996. Tendo como missão promover, por intermédio das artes – especificamente o circo –, a inclusão de crianças, adolescentes e jovens das classes populares fortalecendo suas identidades culturais, o vínculo social e os valores da cidadania, a EPC sempre teve como premissa a Pedagogia do Circo Social, nosso timoneiro desde lá até os dias atuais.

Em 20 anos de atividades ininterruptas, a Escola Pernambucana de Circo é uma instituição consolidada em Recife e Pernambuco que atua de forma sistemática em diversos nichos das artes circenses, indo do atendimento pedagógico a crianças, adolescentes e jovens – e voltada, dentro deste circuito, para a formação de jovens artistas e educadores/as em diferentes modalidades do circo – à construção de espetáculos circenses de reconhecida qualidade. Em nossa trajetória nos tornamos uma organização pioneira no desenvolvimento do Circo Social em nosso estado. Foram muitos saltos e cambalhotas que ao longo de nossa história foram dados por nossos fundadores, equipe, participantes, parceiros e parceiras. Após muitos esforços, conseguimos o título de “uma das mais expressivas instituições do circo brasileiro”, sendo uníssono este discurso dos que fazem a Rede Circo do Mundo/Brasil. Tudo isso por nossas ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes do picadeiro. Hoje somos um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva do circo, assumindo uma posição de vanguarda na renovação estética e na atualização criativa das artes circenses brasileiras.

A partir do seu trabalho com a Pedagogia do Circo Social, a Escola Pernambucana de Circo agregou ao seu histórico diversos prêmios e títulos como o de Ponto de Cultura pelo MINC; o Prêmio Bahai de Cidadania (2003); Prêmio Escola Viva do Programa Cultura Viva do MINC (2007); o Prêmio Ludicidades também do MINC (2008) e o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte-MINC em 2004, 2005, 2006, 2009, 2010, 2013 e 2014. Em 2010 recebeu o Prêmio Orilaxé do Grupo Cultural Afro Reggae na categoria Projeto Social e em 2013 foi Finalista Regional/Nordeste do Prêmio Itaú-Unicef na sua 10ª edição. Este prêmio reconhece e estimula o trabalho de organizações que desenvolvem ações socioeducativas, contribuindo para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens.

Missão

OBJETIVOS DA EPC:

  • Possibilitar oportunidades sócio-educativas para crianças, adolescentes e jovens, através de atividades artísticas, lúdicas e sócio-pedagógicas trabalhando com a identidade cultural e os valores da cidadania;
  • Desenvolver através da arte, especificamente a circense, os potenciais, a criatividade, a concentração, a sociabilização, a desinibição e o gosto pela escrita e leitura das suas educandas e educandos;
  • Promover atividades artístico-culturais, seminários, pesquisas e sistematização de trabalho com a pedagogia do circo social como um processo de educação popular e alternativa para o desenvolvimento humano;
  • Contribuir significativamente na melhoria da qualidade de vida das suas educandas e educandos e da comunidade, com ações educativas e culturais, oportunizando várias possibilidades de formação para agentes sociais multiplicadores/as da educação pela arte.

Relatórios Anuais

2014                  2015

Nossa Equipe

Coordenação Executiva da Instituição:  FÁTIMA PONTES
E-mail: producao.epc@gmail.com

Coordenação Financeira: MAXCELY DE ANDRADE
E-mail: financeiroepc@gmail.com

Coordenação Artística da Trupe Circus: ALEXSANDRO SILVA

Coordenação Pedagógica: HOSANI GOMES
E-mail: hosaniepc@gmail.com

Educadores/as (Crianças e Adolescentes):

Malabares e Acrobacias Aéres: RAQUEL FRANCO
Acrobacias Aéreas: HAMMAI DE ASSIS
Malabares e Contorção: MARIA KAROLAINE
Equilíbrio e Acrobacias de Mola e Solo: MAICON TORRES
Acrobacias Aéreas e Acrobacias de Mola e Solo : THIAGO OLIVEIRA

Educadores/as (Curso de Iniciação às Artes Circenses – Jovens e Adultos):

Monitor: JUAN PAULINO
Acrobacias Aéreas: PABLO CARLOS e THIAGO OLIVEIRA
Acrobacias de Solo: ÍTALO FEITOSA e ANNE GOMES

Assessoria de Gestão: EVERTON LIMA
E-mail: evertonlima@hotmail.com

Assessoria Administrativa e Produção Executiva: ALEXANDRE MENEZES
E-mail: alexandrevemca@hotmail.com

Assessoria de Comunicação: THALITA ANDRADE / PATRICIA MONTEIRO
Email: assessoriadecomunicacao.epc@gmail.com

Assessoria de Manutenção dos Aparelhos Circenses: ALLISON SANTANA

Assessoria de Camarim: BÁRBARA CARRÉRA e MATHEUS SILVA

Produção de Serviços Artísticos: ANNE GOMES
E-mail: producao.epc@gmail.com

Fones: 81 3266-0050 / 3034-3127  / 99608-0209 (TIM) / 98732-5744 (OI)

Horário de Expediente: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Nossa Sede

Escola Pernambucana de CircoEm 2008, a EPC realizou o seu maior sonho: a conquista da sua sede própria, no bairro da Macaxeira. Esta conquista se deu graças ao apoio da Oxfam, numa parceria de sete anos finalizada com a construção da sede. O espaço foi batizado pelos jovens da Trupe Circus e pelos/as educandos/das da instituição como Centro Circo da Juventude.

Nosso endereço: Avenida José Américo de Almeida, n° 05
Macaxeira – Recife – PE
CEP: 52090-320.

Imagens

*clique nas imagens para ampliar