Escola Pernambucana de Circo

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”
Paulo Freire

1996 – A Escola Pernambucana de Circo (EPC) surgiu em Recife pela ação de um grupo de artistas e educadores sociais.  Sempre teve como premissa a Pedagogia do Circo Social, nosso timoneiro desde lá até os dias atuais.

2017 – Em mais de 20 anos de atividades ininterruptas, a Escola Pernambucana de Circo é uma instituição consolidada em Recife e Pernambuco que atua de forma sistemática em diversos nichos das artes circenses, indo do atendimento pedagógico a crianças, adolescentes e jovens – e voltada, dentro deste circuito, para a formação de jovens artistas e educadores/as em diferentes modalidades do circo – à construção de espetáculos circenses de reconhecida qualidade. Somos um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva do circo, assumindo uma posição de vanguarda na renovação estética e na atualização criativa das artes circenses brasileiras. Possuímos o título de “uma das mais expressivas instituições do circo brasileiro”, sendo uníssono este discurso dos que fazem a Rede Circo do Mundo/Brasil. Tudo isso por nossas ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes do picadeiro.

Prêmios e títulos –  Ponto de Cultura pelo MINC; o Prêmio Bahai de Cidadania (2003); Prêmio Escola Viva do Programa Cultura Viva do MINC (2007); o Prêmio Ludicidades também do MINC (2008) e o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da Funarte-MINC em 2004, 2005, 2006, 2009, 2010, 2013 e 2014. Em 2010 recebeu o Prêmio Orilaxé do Grupo Cultural Afro Reggae na categoria Projeto Social e em 2013 foi Finalista Regional/Nordeste do Prêmio Itaú-Unicef na sua 10ª edição. Este prêmio reconhece e estimula o trabalho de organizações que desenvolvem ações socioeducativas, contribuindo para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens.

Missão – Objetivos da EPC –

Possibilitar oportunidades sócio-educativas para crianças, adolescentes e jovens, por meio de atividades artísticas, lúdicas e sócio-pedagógicas trabalhando com a identidade cultural e os valores da cidadania;

Desenvolver através da arte, especificamente a circense, os potenciais, a criatividade, a concentração, a sociabilização, a desinibição e o gosto pela escrita e leitura das suas educandas e educandos;

Promover atividades artístico-culturais, seminários, pesquisas e sistematização de trabalho com a pedagogia do circo social como um processo de educação popular e alternativa para o desenvolvimento humano;

Contribuir significativamente na melhoria da qualidade de vida das suas educandas e educandos e da comunidade, com ações educativas e culturais, oportunizando várias possibilidades de formação para agentes sociais multiplicadores/as da educação pela arte.

[/su_column] [/su_row]

Relatórios Anuais

2014                  2015                    2016                  2017

2018                  2019                    2020/2021                  2022

Nossa Equipe

Coordenação Executiva da Instituição:  FÁTIMA PONTES
E-mail: producao.epc@gmail.com

Coordenação Financeira: DEMETRIUS FIORANTE
E-mail: financeiroepc@gmail.com

Coordenação Pedagógica: BRUNO LUNA

Educadores/as (Crianças e Adolescentes):

ÍTALO FEITOSA
MALU PAZ
MARIA KAROLAINE
BRUNO LUNA
GABRIEL MARQUES

Coordenação da Trupe Circus: ÍTALO FEITOSA

Assessoria de Gestão: EVERTON LIMA
E-mail: evertonlima@hotmail.com

Assessoria Administrativa e Produção Executiva: DEMETRIUS FIORANTE

Assessoria de Comunicação: JOÃO FERNANDO DIAS

Manutenção do Prédio: ALEX GOMES

Assessoria de Camarim: CÉLIO SANTOS

Produção de Serviços Artísticos: FATIMA PONTES
E-mail: producao.epc@gmail.com

Fones: 81 3266-0050 / 98732-5744 (WHATSAAP)

Horário de Expediente: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

Nossa Sede

Escola Pernambucana de CircoEm 2008, a EPC realizou o seu maior sonho: a conquista da sua sede própria, no bairro da Macaxeira. Esta conquista se deu graças ao apoio da Oxfam, numa parceria de sete anos finalizada com a construção da sede. O espaço foi batizado pelos jovens da Trupe Circus e pelos/as educandos/das da instituição como Centro Circo da Juventude.

Nosso endereço: Avenida José Américo de Almeida, n° 05
Macaxeira – Recife – PE
CEP: 52090-320.

*clique nas imagens para ampliar