Recreação e Vivências

VEM APRENDER E SE DIVERTIR CONOSCO!

Temos uma gama de possibilidades de repasse das técnicas circenses – de todas as modalidades! – para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Oferecemos oficinas, mini-cursos e workshops de:
  • Acrobacia de solo (pirâmides) e aéreas (tecido, trapézio e lira)
  • Malabares

• Equilíbrio – corda bamba, perna de pau, slackline, trave, rola rola, bola de equilíbrio
  • Jogos e Brincadeiras – A Toca, Serpente, Jogo da Velha, Caça Argola, Amarelinha, dentre outras.

• E outras opções de formato, desde workshop a minicursos.

Os nossos serviços pedagógicos podem acontecer nos seguintes formatos:

• Workshop (04 horas);
  • Oficina (15 horas);
  • Oficina (30 horas);
  • Minicurso (60 horas);
  • Palestras para empresas e escolas a partir da temática: “A arte do circo e a comparação com os limites e superações nas ações da vida” (04 horas);
  • Consultorias nas áreas de gestão institucional, planejamentos estratégicos, avaliações institucionais e mobilização de recursos.

Oferecemos também Palestras sobre:

• A arte do circo e os seus benefícios – Trabalhamos com conceitos e valores humanos  intrínsecos à arte circense  e com os quais convivemos diariamente, como: respeito, solidariedade, cumplicidade, concentração, troca de conhecimentos e trabalho coletivo.

CURRÍCULO FÁTIMA PONTES –

À frente da administração da Escola Pernambucana de Circo, temos Fátima Pontes, mestre em Educação pela e com licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes pela UFPE.  Fátima já exerceu as funções de Consultora da Política Nacional das Artes – PNA – Circo da Fundação Nacional das Artes – Funarte/Minc/UNESCO e participou do Encontro de Formação de Educadores em Circo Social promovido pelo Cirque Du Soleil e Rede Circo do Mundo Brasil em Montreal, Canadá. Além disso, já desenvolveu, também, atividades pedagógicas e técnico-administrativas na Prefeitura do Recife – Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e na UPE/ESEF – Projeto Santo Amaro – Parceria com Instituto Ayrton Senna/Audi.

Desenvolveu, ainda, outras atividades relacionadas à educação como Mediadora no “Seminário A Evolução, Mudanças e Desafios do Circo Social na América Latina” nos últimos 10 anos e sua interface com as artes circenses promovido pela Rede Circo do Mundo Brasil na Universidade de Campinas – SP em março de 2015. Foi debatedora na Mesa “Formação: da Academia e da Prática – Comemoração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo” promovida pela Divisão de Artes Cênicas da Fundação de Cultura da Cidade do Recife em  março de 2014 e também no “Bate Papo” – Produção Cultural Circense do Festival de Circo a Céu Aberto – PE em abril de 2013.

No ano de março de 2015, recebeu homenagem na Câmara Municipal do Recife. Capitaneada pela vereadora Isabela de Roldão, a iniciativa lembrou de doze mulheres da cidade do Recife com reconhecido trabalho em diversas áreas. No caso de Fátima Pontes, foi ressaltado seu trabalho com jovens, mediado pelas artes e, mais especificamente, o circo. Fátima atua em nossa instituição praticamente desde sua fundação – há dezoito anos atrás – e, para nós, é motivo de imensa alegria que a Câmara tenha marcado sua trajetória com esta justa homenagem.