Projeto Brincar e Aprender pra Crescer com Você

IMG-20161218-WA0027 Para as crianças e adolescentes da Escola Pernambucana de  Circo, o universo circense representa o mundo ideal para se  viver. Um mundo onde o amor, a alegria e o respeito são  palavras de ordem para se estabelecer qualquer diálogo  pedagógico que se proponha à transformação.

Todos os anos o atendimento pedagógico atende à crianças e  adolescentes da comunidade da Macaxeira e de outras comunidades da  zona norte do Recife que, através das aulas de circo, exercitam o  trabalho coletivo, estimulam a criatividade e alimentam sua auto-estima.

As ações realizadas pela EPC estão ancoradas na metodologia da Pedagogia do Circo Social, que se utiliza das técnicas circenses como instrumento criativo e sensibilizador para extrapolar a técnica e abrir espaço para a reflexão e o fortalecimento das relações humanas.  As práticas que se utilizam da Pedagogia do Circo Social estimulam a construção da autonomia pessoal e coletiva e educam para a vida.

Durante todo o ano os educandos/das se dedicam às aulas de acrobacia de solo e aérea, equilíbrio e malabares, bem como jogos de integração de grupo, brincadeiras populares e outras linguagens artísticas.

As aulas acontecem na sede da EPC, localizada na zona norte do Recife, no turno da tarde, das 14h às 17h. As turmas são divididas por faixa etária, sendo as aulas nas segundas, quartas e sextas destinadas a crianças de 06 a 10 anos e nas terças, quintas e sextas destinadas aos adolescentes de 11 a 15 anos. Na sexta-feira, crianças e adolescentes fazem aulas juntos.

*Clique nas imagens para ampliar.

Culminâncias – apresentação de fim de ano dos alunos

Passeios

Aulas de Circo  – Alguns conceitos de aprendizagem por aparelhos

Acrobacias de Solo (pirâmide humana, adágio/mão a mão, mini-tramp e pista acrobática) – Trabalho em grupo, confiança, parceria, coragem.
Aéreos (lira, tecido, trapézio) – Superação, desinibição, conceito estético, força.
Malabares – (laves, bolinhas, arcos, diabolô, pratos, devil stick) – Lateralidade, equilíbrio, concentração, atenção, reflexo
Equilíbrio (bola, rola-rola, perna de pau, arame) – confiança, coragem, equilíbrio, segurança.

Eventos, festas, aulas especiais