Circo Social e Rede Circo do Mundo Brasil

Circo Social – O Que é?

“De um modo geral pode-se definir o Circo Social como a construção, por meio da arte circense, de um diálogo pedagógico no contexto da educação popular e numa perspectiva de promoção da cidadania e de transformação social.”

Escola Pernambucana de Circo - Circo Social
Circo Social / foto: Laís Vareda

Assim, pelo longo processo de sistematização das suas práticas, que data de inícios da década de 1990, e pelo explícito conteúdo social, político e cultural da proposta e do contexto em que se desenvolve, o conceito de Circo Social é muito mais do que simplesmente aplicar oficinas de técnicas circenses em projetos sociais. É sim, uma proposta político-pedagógica que aposta no desenvolvimento criativo e na construção da cidadania a partir dos saberes, necessidades e potencialidades das crianças, adolescentes e jovens das classes populares. Hoje, centenas de organizações, nas cinco regiões do Brasil, trabalham com o conceito de Circo Social, servindo como trampolim para a cidadania de milhares de crianças e jovens.

Educar com circo é apostar na alegria e recuperar todo o potencial civilizatório de uma arte milenar, que desde suas origens teve por base a diversidade, a aceitação do outro, o sentimento do fantástico e do mágico, a superação dos limites, a convivência e criação coletivas e, acima de tudo, a brincadeira e o jogo levados a sério. São estes alguns dos elementos que baseiam a concepção do Circo Social. O Circo Social sonha com um mundo diferente, integrado e solidário, que se aceite como ele é: o lugar de todos – redondo, itinerante e a céu aberto.

Rede Circo do Mundo Brasil –

Clique na imagem para ir até o site da Rede Circo do Mundo Brasil – http://www.redecircodomundo.org.br/home

arede

A EPC faz parte dessa confluência de instituições – criada em outubro de 2000 – que abrange grupos que se articulam e pactuam dos mesmos pressupostos – Escola Pernambucana de Circo, Arricirco, Acende/Acess (grupo oriundo do Araguaia Pão e Circo), Grupo Cultural Afro Reggae, Se Essa Rua Fosse Minha e FASE – de três distintas cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte) e da relação de parceria já estabelecida entre elas com a Organização Não Governamental canadense Jeunesse du Monde e com o Cirque du Soleil. Atualmente, reúne 20 instituições das cinco regiões brasileiras, atendendo cerca de 10.000 crianças, adolescentes e jovens. Todas as instituições trabalham com educação/promoção de crianças, mas principalmente de adolescentes e jovens das classes populares e têm como perspectiva mais geral o trabalho educativo, o exercício da cidadania, o resgate das raízes culturais. Estas instituições, em sua ação pedagógica, privilegiam linguagens artísticas (teatro, música, dança e circo) no processo educativo.