Espetáculos – Círculos que Não se Fecham… Experimento nº 1

Círculos que Não se Fecham… Experimento nº 1 – 2011/2012

Cartaz Círculos que não se Fecham… Experimento nº 1
Cartaz do Espetáculo

O espetáculo Círculos que Não se Fecham… Experimento nº 1 fez parte de um processo que a Escola Pernambucana de Circo, através da sua Trupe Circus, desenvolveu desde que inaugurou o Centro Circo da Juventude, quando começou a discutir mais amplamente as questões da juventude, principalmente àquelas relacionadas à violência sofrida pelos jovens das periferias urbanas. As cenas, os números circenses e as coreografias nos trouxeram para a reflexão, para perguntas pessoais e coletivas: Por que tanta violência entre os jovens? O que nos leva a conviver com essa violência de forma tão naturalizada?

A encenação provoca os sentidos e a reflexão dos espectadores/as sobre esta realidade. Em cena, a violência, a poesia e a alegria da juventude, o prazer de estar em grupo, o prazer de fazer o que se gosta, os sonhos de um mundo melhor, mais humano. É a juventude vista não pela ótica da “incapacidade”, da “marginalidade”, mas sim, e principalmente, pela percepção e pela confiança em suas potencialidades, capacidades e talentos. Confiança que se traduz também no desafio de experimentar novos números circenses, alguns poucas vezes vistos em Pernambuco, como a canastilha, o trapézio triplo, os malabares luminosos, os saltos em corda, a báscula e a pista acrobática.
Círculos que não se Fecham… Experimento nº 1  foi um espetáculo feito para ser apreciado, para ser discutido, refletido… Uma obra permanentemente inacabada… Que foi se construindo e reconstruindo a cada novo ensaio, a cada nova apresentação, a cada novo debate.

Produção: Escola Pernambucana de Circo
Roteiro e Encenação: Fátima Pontes
Direção: Fátima Pontes, Maria Luiza Lopes e Anne Gomes.
Elenco: Alexandre Santos, Allison Santana, Bruno Fernando, Célio Santos, César Gomes, Erico Barreto, Hammai de Assis Vieira, Hosani Gomes, Ítalo Feitosa, Christian Johnny, Jonatas Carvalho, Maicon Torres, Suenne Sotero, Thiago Oliveira.
Coreografias: Patrícia Costa
Oficina de Break e Hip Hop: Jean David (Grupo Pé No Chão)
Oficina de Maculelê: Angélica Lins
Projeto de Iluminação: Sávio Uchôa
Execução de Iluminação: Saulo Uchôa / Dado Sodi
Execução de Sonoplastia: Blau Lima
Arranjo Musical: Orquestra Perfil
Produção Executiva: Fátima Pontes e Alexandre Menezes
Assistente de Produção: Maria Luiza Lopes
Programação Visual: Cláudio Lira
Assessoria de Comunicação: Rodrigo Dourado
Filmagem/Vídeo: Daniel Castelo Branco
Fotografia: Lídia Marques
Figurino: Julia Fontes
Costureira: Maria Lima
Grafitagem das camisas do figurino: Grupo Cultural e Social Cores do Amanhã
Cenário: Fátima Pontes e Maria Luiza Lopes
Oficina de Manipulação do Cubo: Poliana Cristina (Circo de Mônaco)
Oficina de Bandeiras: Thaianne Cavalcanti
Oficina de Acrobacia de Solo, Pista Acrobática, Báscula e Trapézio Triplo: Sérgio Oliveira e Jerusa Rocha (Associação Londrinense de Circo – PR).
Contra-Regra: Fábio Cavalcanti
Mediadores dos debates sobre o espetáculo na temporada: Breno Fittipaldi, Fátima Aguiar, Reginaldo Veloso, Joselito Costa, Auta Azevedo e Damiana Julia.

Por onde passamos:

• Temporada na sede da Escola Pernambucana de Circo – maio/junho de 2011.
  • XXI Festival de Inverno de Garanhuns – julho de 2011.
  • Seminário Internacional de Crítica Teatral – agosto de 2011.
  • V Festival Palco Giratório do SESC-PE.
  • VII Festival de Circo do Brasil – outubro de 2011.