ESCOLA PERNAMBUCANA DE CIRCO PARTICIPA DE ENCONTRO ANUAL DA REDE CIRCO DO MUNDO.

No próximo dia 09 de março, em Campinas/SP, a Escola Pernambucana de Circo participa de seminário sobre Circo Social dentro do Encontro Anual da Rede Circo do Mundo (conforme cartaz anexado ao post).

Participando de uma mesa que tem como tema “A Evolução, as mudanças e os desafios do Circo Social da América Latina nos últimos 10 anos e a sua interface com as artes circenses”, nossa coordenadora executiva, Fátima Pontes, estará ao lado dos pesquisadores e artistas brasileiros Zezo de Oliveira (Ex-Diretor da Escola Nacional de Circo da Funarte e Assessor da Secretaria de Cultura de Recife e do Governo de Pernambuco / Fundarpe), Maneco Maracá (Coordenador Executivo e Artístico do Circo Lahêto, de Goiás), Marco Bortoleto (Coordenador do Grupo de Pesquisa das Artes Circenses: CIRCUS), além do Assessor Sênior de Circo Social do Cirque Du Soleil, o artista e educador Emmanuel Bochud. Na pauta do bate-papo, Emmanuel abordará as diretrizes básicas do Circo Social como instrumento eficaz para lidar com a cidadania, inclusão, diversidade e arte-educação.

Promovido pela Rede Circo do Mundo Brasil, numa parceria com o Grupo Circus (Unicamp) e com apoio do Cirque Du Soleil, o Encontro de abrangência nacional tem a região de Campinas como sede em 2015. Afinal, além do seminário na Unicamp, a programação se estenderá até 13 de março com assembleia e oficinas para a capacitação de educadores e educadoras circenses a partir da ótica do Circo Social abrigadas no ICA (Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente), em Mogi Mirim.

Com certeza, nossa trajetória de quase duas décadas é, neste e em outros momentos, plataforma importante para se pensar e refletir sobre a Pedagogia do Circo Social, fundamental na nossa lida diária de ensinar e aprender circo com e para mais de 150 educandos e educandas.

Cartaz Encontro Anual Rede Circo do Mundo