Escola Pernambucana de Circo sediou oficina sobre segurança

Circo é sinônimo de constante superação e de dar saltos rumo ao impossível. A dedicação a estes desafios propostos por esta arte milenar, entretanto, requer segurança. Por isso, a Escola Pernambucana de Circo promoveu mais uma oficina com este tema: Segurança para montagem e manutenção de equipamentos circenses aéreos (primeiro módulo). O curso gratuito, financiado pelo Funcultura e ministrado pelo integrante do grupo Circus da Unicamp, Diego Ferreira, aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro, das 9h às 18h (no dia 11) e das 9h às 13h (dia 12), na sede da EPC, bairro da Macaxeira, com 25 vagas para artistas e professores, diretores, alunos, e demais sujeitos ligados às práticas circenses.

Foram abordados temas como análise de riscos, boas práticas de segurança, instalação de aparelhos circenses, dentre outros com o objetivo de apresentar a realidade da segurança no circo em âmbito nacional e internacional, identificar e debater riscos inerentes às práticas circense, além de técnicas e protocolos que objetivam o aprimoramento da segurança. A meta foi, também, ampliar a cultura de segurança no âmbito circense buscando fazer com que os artistas despertem para importância do tema no que concerne à manutenção e evolução do circo.

Quanto ao plano de aula e conteúdo, houve exposição teórico-prática, seguida de um debate entre os participantes, onde as mais variadas realidades do universo circense foram discutidas sobre a ótica de três conceitos chaves: risco, acidente e segurança. Em um terceiro momento, foi realizada uma vivência prática com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos participantes sobre aspectos ligados a segurança, com ênfase na análise de risco das atividades e na instalação de aparelhos aéreos.

A oficina ministrada por Diego foi a primeira de dois módulos. Ao final dela, os participantes receberam um certificado normal. A segunda etapa acontece em março de 2020 e apenas quem participar de ambas ganha o certificado de NR35.

Sobre o instrutor – Diego L. Ferreira (Brasil): É mestre em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física (FEF) – Unicamp com dissertação que originou o livro Segurança no Circo, Questão de Prioridade elaborado juntamente com Marco Bortoleto e Ermínia Silva. Diego é Coordenador Estadual da Comissão Brasileira de Espeleorresgate (resgate em caverna) e Coordenador Nacional Adjunto da mesma instituição. Nas artes, atua como Rigger/Montador de aparelhos aéreos e sistemas para efeitos de voos, atendendo companhias, fundações culturais, clubes, escolas e academias do Brasil, em especial na região sudeste, realizando montagens ao ar livre, ginásios, lonas, galpões e teatros. Juntamente com Marco Bortoleto foi o idealizador do primeiro curso de NR35 voltado especificamente para os circenses, somando hoje mais de uma centena de alunos.  Sócio-fundador da empresa Grupo Aerius.