Participação da EPC no Projeto Cidadão Nota Dez é encerrada em clima de festa

EPC no Projeto Cidadão Nota 10

No dia 12 de maio, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, chegou ao fim o 2º ciclo de palestras nas escolas públicas do Projeto Cidadão Nota Dez. A Escola Rodolfo Aureliano fez bonito e recebeu muito bem as atividades deste programa da Gerência de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda. Posto em prática em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco – e, desde 2013, percorreu quarenta escolas – o projeto visa aprofundar nos estudantes do ensino médio a consciência dos seus direitos e deveres no que diz respeito aos tributos e administração pública, colocando-os como agentes ativos no controle social. A Escola Pernambucana de Circo esteve em todas as apresentações e fez diferença ao trazer para o projeto a ludicidade e a diversão garantida pelos artistas da sua trupe de palhaços, malabaristas, equilibristas e pernas de pau.

Um texto teatral foi produzido pela EPC exclusivamente para este projeto. Durante os dois meses que a esquete foi apresentada percebemos que os elementos circenses traduziram de forma leve – porém esclarecedora! – as questões trazidas nas palestras e que foram mobilizadoras para o concurso de redações proposto no Cidadão Nota Dez.

Nas apresentações, contamos sempre com uma ótima integração da Trupe Circus com os estudantes, o que gerava momentos divertidos e uma adesão espontânea aos objetivos da Gerência de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda. Malabares, pirâmides feitas com os corpos dos cinco atores, danças em pernas de pau e muita, muita interação entre as palhaças e a plateia produziram o efeito esperado: estudantes conscientizados no papel que cada um tem no controle social.

SEFAZ